• Facebook Classic

Seja amigo do terapiasholisticaslisboa no Facebook

terapiasholisticaslisboa.com / SAÚDE e BEM-ESTAR   

Nas áreas de climas tropicais é comum encontrar-se à venda água de côco, bebe-se fresca ou natural conforme o gosto do freguês, mas a maioria das pessoas não imagina o seu real valor para a saúde, como, quando e em que quantidades devem ser consumidas.

 

Nas alturas de bastante calor é instintivo pedir um côco gelado para “matar a sede”, hidratar e desfrutar do seu gosto adocicado. Se não tem esse costume, é bom adoptar, pois todo o seu organismo lhe vai agradecer, principalmente se tiver em conta algumas dicas que lhe vou dar hoje, pois irão proporcionar-lhe mais benefícios medicinais sempre que desfrutar deste verdadeiro néctar dos deuses.

A água de côco é uma água estruturada, uma forma específica de água existente nas plantas, que funciona como uma chave das funções celulares.

Pesquisas mostram que uma carência desta forma específica de água é responsável por envelhecimento celular e problemas celulares em geral, daí que ao beber água de côco já está a afastar diversos tipos de complicações da sua vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como se deve beber?

Sabia que a água mais saudável encontra-se no côco mais verde, ou seja, aquele que tem menos camada branca de côco por dentro?A quantidade de nutrientes varia de acordo com o estágio de maturação da fruta e quanto mais verde, maior a quantidade de sais minerais, aminoácidos, antioxidantes, enzimas e vitaminas A, do Complexo B e C.

Outro factor que se deve ter em atenção é que a água de côco não deve estar extremamente fria, pois há órgãos no corpo como os rins e o baço, que não gostam de bebidas geladas. Ela pode até ser consumida um pouco mais refrigerada em alturas de intenso calor mas o côco natural em termos de saúde é na maioria das vezes a melhor opção.

 

Quando se deve beber?

Principalmente no verão para evitar a desidratação, mas devido aos seus benefícios medicinais, deve-se beber ao longo de todo o ano. Eis aqui alguns deles:

 

*Protege o coração pelo seu conteúdo em potássio e magnésio, diminuindo a hipertensão arterial e proporcionando-lhe a força necessária para executar a exigente tarefa de bombear o sangue;

*Desintoxica os rins pelos seus efeitos diuréticos, sendo importante depois ao longo do dia ir bebendo água para potenciar os efeitos;

*Evita a desidratação. Por ser rica em sais minerais, a água de côco é considerada um isotónico natural . A presença de eletrólitos na sua composição, tais como magnésio, o manganês e o potássio, fazem dela um energético natural, podendo ser um substituto de café e outros estimulantes menos saudáveis;

*Fortalece o sistema imunológico Rica em vitaminas C, B1, B2, B5, a água de coco aumenta a resistência dos tecidos, protege o sistema nervoso e aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema de defesa do corpo humano e aumentam a resistência contra infecções, colabora com a absorção de ferro no organismo e auxilia na prevenção de câncer de estômago e pulmão..

A água de côco além dos minerais já citados tem outros importantes como cálcio e fósforo que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Quando a pessoa tem deficiência de algum desses nutrientes, pode ter fraqueza, espasmos musculares, confusões mentais, entre outros malefícios.

*É Rejuvenescedora A água de côco contém citocininas, que protegem as células do envelhecimento ao actuarem na renovação destas, contribuindo para a recuperação de lesões e na manutenção de uma pele jovem e mais saudável.

Há quem diga até que emagrece, mas mais estudos serão necessários para poder confirmar esta afirmação.

 

Ainda dentro do “quando se deve beber”, o meu conselho é que não se beba a partir das 18h da tarde, tal como qualquer diurético, porque vai obrigar os rins a trabalhar durante a noite, o que geralmente proporciona vontade de urinar e um sono pouco repousante, quando o objetivo é dormir e descansar.

 

Em que quantidades deve ser consumida?

Em alturas de intenso calor ou retiros de desintoxicação pode até beber um ou dois côcos por dia a meio da manhã.

Em outras alturas do ano, se beber 2 a 3 vezes por semana, já vai estar a contribuir bastante para a sua saúde.

 

Se vive em  áreas tropicais em que o coqueiro abunde, ou simplesmente está de férias e tem acesso a água de côco, já sabe, desfrute sempre que puder do seu sabor único e das suas muitas propriedades medicinais. A sua Saúde agradece.

 

Bruno Gonçalves (Naturopata e Osteopata)

Consultoria em Qualidade de Vida

(21)97964 0676

Água de Côco, pura Medicina

Terapias Holísticas Lisboa

Health Coaching - Saúde Integral

Domicílios nos Concelhos de Lisboa, Oeiras e Cascais

Home Care

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now