• Facebook Classic

Seja amigo do terapiasholisticaslisboa no Facebook

terapiasholisticaslisboa.com / SAÚDE e BEM-ESTAR   

Aulas de Arte Terapia

Nestas aulas vamos abordar exercícios específicos de Consciência Corporal, Ginástica Sensorial e Reeducação Postural que podem advir do Método Feldenkrais, Ginástica Sensorial, Yoga, Movimento Butoh ou Teatro do Gesto, permitem abrir novos campos de consciência corporal e espacial do performer, o sentimento de si e do que o rodeia, a sua presença ao momento e a desinibição em palco.

Estas aulas têm Vida própria e fluem conforme o momento, a personalidade e a entrega das pessoas que estiverem presentes, ou seja, as aulas serão sempre meio que uma ingógnita, dentro da ordem natural das coisas.

 

 

Objetivos:


Através de aulas em grupo, abrir novos campos de consciência, trabalhar a consciência corporal do performer, desenvolver o seu sentido de presença ao momento e a desinibição em palco, aumentar a sua mobilidade e amplitude de movimentos. Pretende-se igualmente promover a reeducação postural e proporcionar aos participantes agradáveis momentos de vivência e aprendizagem através de métodos terapêuticos cientificamente comprovados. Para o efeito usamos instrumentos específicos como a Ginástica Sensorial (Método Danis Bois), Dança Butoh, exercícios de Yoga e Relaxamento, exercícios específicos de Consciência Corporal e Expressão Teatral.

 

Instrumentos e sua amplitude terapêutica:

Ginástica Sensorial (Método Danis Bois)
Com o auxílio de sequências de movimento específicos, cada elemento do grupo poderá desenvolver uma postura mais reta, fluida e segura de si, aumentar a mobilidade e a amplitude de movimentos. Esta ginástica, permite executar movimentos com um mínimo de esforço, dando atenção e lentidão ao gesto, tomar consciência das suas limitações e ir além delas gradualmente, respeitando-se assim a globalidade do sistema músculo-esquelético. Com uma prática regular, o praticante vai desenvolvendo uma maior saúde dos músculos, tendões e articulações, e entende claramente que o auto-conhecimento pode ser adquirido ao entender-se o nosso próprio movimento.;
Dança Butoh
O Butoh mistura elementos do teatro tradicional japonês, teatro alemão e da mímica. A melhor maneira de descrevê-la é dizer que o Butoh quebra as regras pré-estabelecidas da dança tradicional e que nele há uma grande possibilidade para a improvisação. O Butoh conecta a consciência com o subconsciente daí que o movimento não é ditado pelo que está fora,  mas aparece na interação entre exterior e interior de cada um. Parte da imitação para uma total descoberta de si e de novas realidades, essencial para um ator que pretende abarcar novos horizontes do seu trabalho.​​
Exercícios de Consciência Corporal
Estes exercícios podem advir do Pilates, Feldenkrais, Yoga, Meditação, Auto-massagem, tudo modalidades desenvolvidas intensivamente pelo facilitador durante períodos da sua vida. A seleção de certos execícios destas diferentes dinâmicas, possibilita a abertura do corpo ao momento, trazendo força e ao mesmo tempo suavidade no gesto.
Exercícios de Expressão Teatral – Alguns exercícios de desinibição e expressão teatral, trabalho de voz, respiração e representação, farão parte integrante destas aulas. Em todas as aulas há também uma parte de improvisação e extroversão, auxílio da música como meio de comunicação e expansão de sua performance, proporcionando relaxamento e maior amplitude no processo de conhecimento, compreensão e representação de si mesmo e do mundo.


Metas e desdobramentos:
Com uma prática atenta destas aulas, o praticante irá desenvolver novas capacidades tanto no movimento performático, como na expressão corporal do dia a dia, sentindo-se mais livre, com maior amplitude de gestos e totalidade na ação; reencontra sensações perdidas de criança, pois sente-se novamente a aprender num corpo mais maduro, desperta partes da sua consciência adormecida e recoloca em movimento regiões imóveis do corpo. A sua performance como ator ou dançarino, é potencializada no sentido do crescimento como pessoa e como profissional.
O monitor disponibilizará algum conhecimento anatómico durante a prática, música adaptada ao trabalho e disponibilidade extra aula para alguma eventualidade;

Regularidade:
90mins/aula – 2 a 3 vezes por semana; (possibilidade de chegar a outros acordos);

 

Nº mínimo e máximo de participantes:
Mínimo: 6 pessoas Máximo: 30
Equipamento necessário:
>Sala ampla, onde se possa dar a aula de grupo;
>Sistema de som com cd player ou onde se possa ligar um ipod;
>Tapetes de yoga individuais para cada um dos participantes;

 

Público-alvo:
Atores e dançarinos profissionais, jovens e adultos que pretendam melhorar a sua performance física, habilidade de comunicação verbal em público, abranger novos campos de consciência e possibilidades a nível inteletual, concentração e memória.
Facilitador:
Bruno Gonçalves (Naturopata, Psico-Pedagogo Percetivo, Arte-terapeuta, Ator)

Terapias Holísticas Lisboa

Health Coaching - Saúde Integral

Domicílios nos Concelhos de Lisboa, Oeiras e Cascais

Home Care

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now