• Facebook Classic

Seja amigo do terapiasholisticaslisboa no Facebook

terapiasholisticaslisboa.com / SAÚDE e BEM-ESTAR   

O corpo humano é animado por um movimento que designamos de movimento sensorial ou movimento interno. Esta animação interna é constante e portadora de uma força de auto-regulação do organismo. Nestas aulas vamos ganhar mais consciência deste movimento, criar uma relação íntima com ele, abarcar novas experiências terapêuticas e perceber como relacioná-lo com a sensação de presença.

Objetivos:


Através das aulas vamos abrir novos campos de consciência da sensação proprioceptiva (sentimento de si) que acompanha o movimento, aumentar a mobilidade e a amplitude de movimentos do praticante, promover a reeducação postural e a reabilitação de possíveis desequilíbrios fisiológicos.

Pretende-se igualmente proporcionar aos participantes agradáveis momentos de vivência e aprendizagem através de métodos terapêuticos cientificamente comprovados. Para o efeito usamos instrumentos específicos como a Ginástica Sensorial e a Terapia Manual (Fasciaterapia - Método Danis Bois), Introspeções Sensoriais e a Auto-Massagem Chi .

 

Instrumentos e sua amplitude terapêutica:

 

  • Ginástica Sensorial (Método Danis Bois) – com o auxílio de sequências de movimento específicos, cada elemento do grupo poderá desenvolver o seu auto-conhecimento, uma postura mais reta, fluída, aumentar a mobilidade e a amplitude de movimentos. Esta ginástica, além de acalmar bastante o sistema nervoso e fortalecer o sistema musculo-esquelético, permite executar movimentos com um mínimo de esforço, dando atenção e lentidão ao gesto, tomar consciência das suas limitações e gradualmente ir além delas, não só fisica, como também psiquica e emocionalmente.
  • Terapia Manual (Método Danis Bois) – nestas aulas adicionamos à Ginástica Sensorial o trabalho de Terapia Manual para uma melhor percepção, expressão e consciência do movimento. Para o efeito, uma pessoa fica deitada numa maca e outra desenvolverá o seu toque sensível, trabalhando em si e no outro ao mesmo tempo, com o auxílio do facilitador.
  • Automassagem Chi (Medicina Tradicional Chinesa) – Também conhecida como Do In, esta automassagem de corpo inteiro tem por objetivo equilibrar o fluxo de energia do nosso organismo: dispersá-la, se estiver em excesso, ou tonificá-la, caso esteja enfraquecida. É só a partir do equilíbrio da energia vital que se consegue atingir a saúde plena, em todas as suas vertentes. Actua no sistema nervoso, reprodutor, digestivo, circulatório, trazendo benefícios aos tecidos cutâneos e à circulação sanguínea.
  • Introspeção Sensorial – para aumentar a relação do aluno com o seu consciente e gradualmente de uma forma segura e saudável descodificar o seu subconsciente, usaremos de vez em quando pequenas meditações que trazem consigo uma organização e integração dessa informação. Gera-se deste modo uma compreensão progressiva de uma totalidade maior. Cada novo dado torna a imagem mais clara gerando uma empatia corporal e psíquica, enquanto vector de uma relação autêntica com os outros e consigo mesmo.

Metas e desdobramentos:

 

Um adulto pode, tal como a criança, continuar a aprender pelo seu movimento. Pode redefinir o lugar do seu corpo no desenrolar da sua vida, fazer do seu corpo um aliado, algo construtivo, um amigo com quem pode negociar constantemente no processo de readquirir sensorialidade. É esse o objetivo destas aulas e com uma prática regular, o praticante abarcará novos campos de consciência, um toque sensível com o outro e consigo mesmo, terá uma vida com menos dor, reencontrará sensações perdidas de criança, despertará partes da sua consciência adormecida e colocará em movimento regiões imóveis do corpo. Em casa, ele pode praticar estes instrumentos de uma forma regular, melhorando física, psíquica e emocionalmente, contribuir desse modo para a sua longevidade, assumir mais responsabilidade pelo cuidar de si e redobrar o seu ânimo de vida.
O monitor disponibilizará algum conhecimento anatômico durante a prática, responderá a questões pertinentes acerca do que se vai desenvolvendo, música adaptada ao trabalho e disponibilidade extra-aula para alguma eventualidade.

Regularidade e preços em média:
4h/aula - 1 a 2 vezes por semana; (preço a combinar com o espaço);

 

Nº de participantes:
Mínimo: 6 pessoas; Máximo: 16 pessoas.


Equipamento necessário:

 

  • Sala ampla, onde se possa dar a aula de grupo;
  • Sistema de som com CD Player ou onde se possa ligar um ipod;
  • Tapetes de Yoga individuais para cada participante;
  • Macas para cada dupla de alunos.



Público-alvo:
Terapeutas e profissionais de diversos domínios artísticos, jovens e adultos que pretendam melhorar a sua performance física, abranger novos campos de consciência e possibilidades a nível intelectual, aumentar a mobilidade, reeducar a sua postura e promover a reabilitação de possíveis desequilíbrios fisiológicos..

Facilitador:

Bruno Gonçalves (Naturopata, Fasciaterapeuta, Mestrado em Psicopedagogia, Pós-graduado em Arte e Terapia do Movimento – Método Danis Bois e Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa)

 

Ginástica Sensorial e Reeducação Postural

Terapias Holísticas Lisboa

Health Coaching - Saúde Integral

Domicílios nos Concelhos de Lisboa, Oeiras e Cascais

Home Care

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now